Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

"Escola Secundária de Mem Martins 2"???

Este será apenas um ideia antiga? Um Projeto na gaveta? Ou um Projecto para um futuro próximo?

A futura escola, denominada Mem Martins 2, localiza-se no concelho de Sintra, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, num terreno anexo ao antigo cemitério do Algueirão. Insere-se num operação urbanística em desenvolvimento, ainda não construída, localizada entre o núcleo antigo do Algueirão e a Tapada das Mercês, designada Plano de Urbanização da Quinta da Marquesa. Com a conclusão do plano a escola fará parte integrante do centro do aglomerado urbano, na área de influência de zonas comerciais e de serviços. O acesso principal efectuar-se-á a partir das vias estruturantes deste Plano, que ficarão com ligação directa às vias que ligam Mem Martins a Algueirão e à estrada das Mercês-Algueirão. 

O lote disponibilizado para a construção da nova escola apresenta uma configuração de base rectangular, segundo um eixo de desenvolvimento nascente-poente, com cerca de 240 metros de comprimento; possui ainda uma faixa mais estreita na direcção norte-sul, do lado poente, com cerca de 18 metros de largura. O terreno apresenta uma pendente pouco acentuada, tendo uma inclinação de cerca de 4% na diagonal mais desfavorável, voltada para sudoeste. A morfologia do terreno será posteriormente adaptada às cotas das vias envolventes. O sistema de vistas mais favorável, considerando a futura construção, está orientado na direcção Oeste com alcance sobre a Serra de Sintra. Não existe qualquer coberto vegetal, nem qualquer construção sobre o terreno.







espaços de ensino: - ensino geral; - tecnologias de informação e comunicação (TIC); - laboratórios (para cursos gerais); - salas de expressões; - áreas ensino técnico (cursos profissionais – núcleos técnicos de electrotecnia e electrónica, e esteticista/cosmetologista); - salas de trabalho de docentes. 

biblioteca escolar: espaço nuclear; sala polivalente de apoio à biblioteca; sala de gestão; área expositiva; área de arquivo/arrecadação. 

espaços sociais e de convívio: átrio principal; recepção; sala de bastidores; sala polivalente; refeitório; bar; área coberta para alunos; loja escolar; associação de alunos; sala de pausa para  professores; sala do chefe de pessoal; sala de pausa para pessoal não docente. 

espaços de apoio sócio-educativo: posto de primeiros socorros; gabinete SPO; gabinete de educação para a saúde. 

espaços de direcção, administração e gestão: conselho geral; direcção executiva (salas do director e da direcção, área de espera e sala de reuniões); serviços de administração escolar (incluindo tesouraria, casa forte e arquivo, entre outros); apoio para pais e encarregados de  
educação (com gabinetes da associação de pais e de atendimento e sala dos directores de turma). 

espaços de apoio geral: portaria; cozinha, balcão (self) e anexos; arrumação do refeitório; arrecadação de material de limpeza; oficina de manutenção; gabinete técnico de manutenção; arrecadação geral; arrecadação para material de exterior; arquivo geral; instalações sanitárias. 

instalações para a educação física e desporto: espaços desportivos cobertos; arrecadações; gabinete dos professores de educação física e desporto; vestiários/balneários; lavandaria. 

espaço para ensino especial: gabinete de trabalho da equipa de ensino especial; sala de terapia/ensino estruturado; espaço de recolhimento; salas de trabalho; arrumos; instalação sanitária. 

Sem comentários:

Enviar um comentário