Tempo em Algueirão Mem Martins

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Um pouco de História de saúde em Algueirão Mem Martins

Av. Marginal nº10
A primeira unidade de saúde estatal da freguesia foi inaugurada nos finais da década de 50; com uma delegação dos Serviços Médico Sociais no Largo da Estação, em Mem Martins, com um Médico. Mais tarde transitou para a Rua de Sto António com 2 médicos e uma empregada.

Em 1964 deu-se a transferência para a Av. Marginal nº10 2ºandar, onde 3 médicos, 1 enfermeira, 1 auxiliar administrativo e um servente exerciam as suas funções. 

(...)
Decorridos uns 2 anos passou a "posto" funcionava na Av. Chaby Pinheiro e aí tinha como especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, cirurgia, estomatologia e serviços domiciliarios.

Em 1980 estes serviços foram transferidos para a Estrada de Mem Martins nº247, onde ocupam um edifício de seis andares.

Av.Chaby Pinheiro
Foi a 7 de Abril de 1980 que abriu o SAP (Serviço de Atendimento Permanente), unidade que cobriu sanitariamente nas urgências a população de Algueirão - Mem Martins, Rio de Mouro, Montelavar e Queluz. As urgências cobriam 250.000 utentes. A população abrangida por Algueirão - Mem Martins era de 4500 utentes.

Em 1982 foi criado o Centro de Saude, sendo seu diretor o Dr.Carlos Molarinho.

(...)
Em 1991, os Serviços de Atendimento de Urgências foram remodelados... (...) Os Serviços de atendimento de urgências da freguesia passaram a ser designados pelo nome de CATUS, instalados na Av.Chaby Pinheiro, em Mem Martins. 

Excerto de texto retirado do livro 'Descobrir Algueirão Mem Martins' de Dulce Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário