Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 13 de abril de 2014

Nova Igreja Mem Martins [Igreja Nossa Senhora da Natividade] (projeto)


  • INFORMAÇÕES GERAIS

    • DATA DE PUBLICAÇÃO: 2013-07-10
    • LOCAL DA OBRA: Rua Artur Bual - Mem Martins
    • FASE DE ESTUDO: Projecto de Execução
    • VALOR ESTIMADO: €1.500.000
    • DATA PREVISTA DE INÍCIO DA OBRA:
      Ano de 2013
  • A Nova Igreja de Mem Martins, localiza-se na freguesia de Mem Martins, no gaveto formado pela rua Artur Bual e praceta do Outeiro e é formada por duas zonas distintas: um espaço de culto e um centro pastoral.

    ESPAÇO DE CULTO: O espaço interior quadrangular da igreja é definido por quatro grandes pilares com 6 x 6 m, cujos capitéis se desenvolvem formando arcos de volta perfeita que, uns com os outros, formam abóbadas de berço que se entrecruzam na zona central do altar.



    O espaço definido por estas duas abóbadas de berço, com 11.50m de diâmetro por 8.50m de altura é iluminado zenitalmente por uma fresta em forma de cruz, definida pelas linhas de fecho das duas abóbadas cruzadas e introduz pela sua dimensão, nesta pequena igreja, uma escala digna da grandeza da “mensagem”.


    A assembleia desenvolve-se em torno do altar, assegurando um bom grau de participação litúrgica e tem capacidade para 410 lugares sentados. As sacristias, as duas capelas mortuárias e o centro pastoral desenvolvem-se a partir da retaguarda do altar com acessos independentes.

    CENTRO PASTORAL: O Centro Pastoral dispõe de um espaço amplo de entrada com acesso aos diversos serviços, zona de estar e cafetaria, por um núcleo de direcção, uma sala polivalente e um núcleo de ensino e formação.


    O núcleo de direcção é composto por uma sala de reuniões, pelo gabinete do pároco e auxiliar, por um zona de secretariado / acolhimento e respectivas instalações sanitárias. A sala polivalente, para conferências, festas e outros espectáculos tem 245 lugares sentados e mais 4 lugares para pessoas com mobilidade condicionada, num total de 249 lugares. O núcleo de formação é composto por 8 salas de catequese, 4 salas de catecumenato, uma mediateca, uma secretária, um depósito de material.

    terreno da nova igreja
    Existem ainda 2 capelas mortuárias, cada uma delas com capacidade para 36 lugares sentados.Todos os pisos ligam entre si por elevador e escadas, uma das quais dá acesso à cobertura e à torre sineira.

    Fonte: http://www.anteprojectos.com.pt/2013/07/10/nova-igreja-de-algueirao-mem-martins/

    Sem comentários:

    Enviar um comentário