Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Parque Urbano de Ouressa

Em 18 de Dezembro de 2007, ainda no anterior mandato autárquico, a câmara municipal de Sintra construiu o "Parque Urbano de Ouressa"... um parque isolando, numa extremidade da freguesia, e penso eu, pouco convidativo... foram 325000,00€ 

Abaixo deixo a noticia publicada pela autaquia no seu site, divulgando a obra...

http://www.cm-sintra.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=5293


ALGUEIRÃO-MEM MARTINS JÁ TEM PARQUE URBANO

 Algueirão-Mem Martins, a freguesia com maior número de habitantes da Europa (cerca de 100.000), já dispõe de um parque urbano, inaugurado no dia 18 de Dezembro, na presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra. Veja aqui as imagens.

A empreitada de execução do Parque Urbano de Ouressa, que representou um investimento de 325.000+IVA, constituiu no arranjo exterior de uma zona verde cerca de 1,5hectares que se encontrava totalmente abandonado.
Manuel do Cabo, Marco Almeida e Luís Duque (2007)


Criar um espaço de lazer, onde crianças e adultos possam desfrutar de uma zona verde ao ar livre, incentivando à prática de um estilo de vida mais saudável foi o objectivo da autarquia ao dotar a freguesia de Algueirão-Mem Martins deste equipamento. 


Os trabalhos realizados traduzem-se na plantação e criação de espaços verdes, na execução de caminhos pedonais, na construção de um parque infantil e na construção de uma rede de drenagem de água pluviais.


O parque infantil é constituído por variados equipamentos e, por questões de segurança, foi delimitado com uma vedação, enquanto a circulação pedonal foi definida por caminhos cujo traçado é de declive suave, ladeados por iluminação pública.

A estrutura vegetal é composta por prado sequeiro e vegetação dispersa e variada, cuja manutenção será assegurada por uma rede de rega automática.

--
Agora, em Maio de 2013, apenas metade deste parque está tratado e devidamente operacional, a zona circundante ao parque infantil. 
A zona mais elevada, limita-se a um pequeno caminho, e muitas ervas daninhas que lutam para conquistar todo o espaço. Convido a visitar...


Maio 2013

Maio 2013


5 comentários:

  1. É triste numa terra destas não termos um parque de lazer. Se não houvesse espaço ainda se compreendia !!! Só mostra o pouco interesse daqueles que nos representam. Algueirão e Mem-Martins estão completamente ao abandono, mais parecendo um dormitório velho e moribundo.

    ResponderEliminar
  2. Será que temos tempo para cultivarmos o lazer!?!?!?
    Uma coisa é certa , não basta inaugurar , a autarquia tem que promover e incentivar a utilização do uso dos espaços ... e essa acção não tenho vista publicitada :(

    ResponderEliminar
  3. Parece mentira, mas no dia 20, este parque começou a ser limpo! Coincidência!?

    ResponderEliminar
  4. Deve ser para fazer uma horta urbana...

    ResponderEliminar
  5. Epa... isso foi uma das boas iniciativas que se fizeram na freguesia, mas mesmo assim, há que reconhecer que não é suficiente. Claro que para o bolso de qualquer um de nós é muito dinheiro, mas as coisas têm de ser vistas ao nível dos orçamentos de outro calibre... e esse tipo de investimentos são, a meu ver, essenciais para a qualidade de vida das pessoas.

    ResponderEliminar