Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Aeroporto Lowcost em Sintra [video]

Noticia Expresso de 11Fev2012
"Governo fala em Alverca, Sintra, Montijo, Monte Real e Beja para complementar a operação do aeroporto de Lisboa, mas Ota e Alcochete podem entrar na equação.
A decisão será tomada em abril e, para já, a solução que reúne maior consenso é a do Montijo."
 

Confesso que da minha parte, ainda não consegui perceber se será uma mais valia para Sintra, que este Aeroporto para companhias LowCost, seja instalado na Base Aérea da Granja do Marquês.



Video - Jornal Expresso



Vantagens? Desvantagens?

- Mais Empregos? Onde? O Fórum Sintra também prometia criar muitos empregos, e também está a criar muito desemprego e encerramento de comercio local em todo o concelho. Qual será o balanço? Positivo ou negativo? Que tipo de emprego poderá ser criado com este aeroporto? Que tipo de negocio pode ser criado com esta infraestrutura?


 - Mais Turismo? Acredito que sim, mas seria importante fixar mais o turismo em Sintra, em detrimento do habitual turismo de "algumas horas", do tipo "chega/vê/vai logo embora"



- Mais Ruído? Claro que sim, e quem vive na zona de Algueirão Mem Martins à alguns anos, deve ter memória de outros tempos, quando esta base tinha mais actividade, como era o caso do "Asas de Portugal". Existe também a possibilidade de desvalorização de parque habitacional na zona mais afectada pela "Linha de Aterragem"?

- Segurança? Durante muito tempo, a construção em altura foi condicionada na zona de Algueirão Mem Martins, devido à proximidade da freguesia à Base Aérea. Até à muito pouco tempo (e não sei se esta situação já se encontra resolvida), alguns edifícios no Bairro da Cavaleira, no Algueirão, ainda não possuíam licença de habitação, pelo facto de os edifícios terem sido construídos sem o aval da Força Áerea (??).


Video da aterragem de um A310 da TAP, na Base Aerea de Sintra
(aeronostalgia 2008)



Será que as vantagem superam os inconvenientes??? Sinceramente não sei...

No meu ponto de vista: 
- a Base do Montijo será a melhor opção, pela localização e pela capacidade de expansão. 
- a Base de Alverca tem a grande vantagem de ser um local com ligação directo por comboio ao Centro de Lisboa. 
-Não consigo ver qual será a mais valia da Base Aérea de Sintra. O destino turístico?

Neste momento, o que é verdadeiramente importante, é que seja feita a melhor escolha, para a Área Metropolitana de Lisboa...

Só mais uma pergunta... Em que papel o Sr. Manuel do Cabo fez estas declarações sobre este assunto ao Sintra Canal? Como Presidente da Junta de Algueirão Mem Martins? ou como Presidente da Associação Empresarial de Sintra? (vídeo abaixo)



4 comentários:

  1. Acho que deveria ser em sintra, e da maneira que ha mais turismo e mais interesse em abrir novos negocios.
    Agora e esperar para ver.

    ResponderEliminar
  2. Hugo, peço desculpa pelo facto de o meu comentário nada ter a ver com o post mas pecisava de uma informação e parece ser um excelente conhecedor da área. sabes-me dizer se a Escola Secundária de Mem Martins fica perto da Lusiteca? Dá para ir a pé? E quantos minutos serão? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Criar postos de trabalho, sera que o Sr Presidente de Junta sabia do que estava a falar, pareceu-me que teve uma noite agitada, não dizia coisa com coisa, tem extreminado postos de trabalho em prol do favorecimento do de grandes superficies, matando o pequeno comercio! sera que ele analisou o que estava a dizer...sera que esta esquecido da praça, das lojas que fecharam na zona central de Mem-Martins? Sr Presidente o Aeroporto é areia a mais para si, deixe essa decisão para quem tem competencias, se vem ou não preocupe-se com as gentes da Freguesia, a Granja ate ja esta fora da Freguesia, porque preocupar-se, realmente não arruma a casa que ja e grande, e esta a tentar arrumar o quarteirão, só visto!

    ResponderEliminar