Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 7 de janeiro de 2012

Numero de Habitantes de Algueirão Mem Martins


Confesso que fiquei baralhado com os resultados provisórios do Censos 2011, e fui tentar investigar...
Informação retirada do site da Câmara Municipal de Sintra: http://www.cm-sintra.pt/Destaques.aspx?ID=1104

(clica em cima do quadro para ampliar)


Evolução da População em Algueirão Mem Martins (Censos)
1981 -> 35312 hab
1991 -> 40566 hab
2001 -> 62557 hab
2011 -> 66250 hab

É verdade que estes resultados são apenas provisórias, mas estão muito longes dos 120 mil habitantes que a Junta de Freguesia, e o seu presidente Manuel do Cabo, normalmente usam como argumento para as carências da Vila.

No entanto, reflectindo sobre estes números, verifiquei que nas ultimas eleições legislativas, em 2011, a freguesia tem registados 49928 inscritos nos cadernos eleitorais, números que me parecem bastante enquadrado com os resultados dos Censos, se for comparado com o Quadro da População Residente, segundo grupos etários (abaixo).
(clica em cima do quadro para ampliar)

Se retirarmos os jovens (-14anos), os números da restante população aproxima-se bastante do numero de eleitores registados.   

Muitas perguntas se levantam, e existe qualquer coisa que realmente não faz sentido: O que está errado? Os resultados dos Censos? Cadernos Eleitorais? Junta de Freguesia? Mais de metade da população não está registada e é ilegal?

Afinal quantos habitantes tem a freguesia de Algueirão Mem Martins??
66 mil ou 120 mil

No video abaixo, podemos ouvir o Presidente da Junta, numa reportagem para a Lusa, durante a ultima campanha para a sua reeleição, onde eu destaco as suas palavras: "...uma freguesia que se fala que tem mais de 120 mil habitantes..."


8 comentários:

  1. Maria Teresa Venâncio7 de janeiro de 2012 às 17:17

    Estes dados só podem ser provisórios. O Concelho tem mais de 500000 habitantes (vivos) inscritos no Arquivo de Identificação (bi, cartão do cidadão e passaportes/autorizações de residência). Apesar de em alguns levantamentos o técnico do Censos estar acompanhado por elementos da PSP, houve vários casos em que numa residência foram declarados menos cidadãos dos que na realidade lá habitam. O que influencia os dados finais.

    Os 120000 habitantes referidos pelo nosso estimado e muito querido presidente da junta, Manuel do Cabo, são números políticos para encher o ego.
    Contudo em 2007 o número estimado de residentes oficiais e residentes não oficiais na nossa freguesia estava entre os 75000 e os 82000 habitantes (cruzando dados da D.G.Impostos, Arquivo de Identificação e S.Social), não tendo havido grande oscilação desde então.
    Esperemos que este levantamento tenha sido o mais fidedigno e rigoroso possível.

    Maria Teresa Venâncio
    Funcionária Pública.

    ResponderEliminar
  2. Como gentilmente se refer ao facto de eu ter mencionado 120 000 habitantes residentes na freguesia de Algueirão Mem Martins, quero esclarecer que foi esse o número que foi transmitido. Depois da curiosidade, procurei encontrar respostas desde loga a Wikipedia e depois o próprio Centro de Saúde de Mem Martins. A Wikipédia diz que em 2004 os habitantes da freguesia são 102.413. 3.821 habitantes por km2. o Centro de Saúde registava em 2006 certa de 77000 doentes, tendo então vindo a corrigir esses números na CS.
    Mesmo considerando os números apresentados no CENSUS de 2011, continuamos a ser a Maior Freguesia do País, em termos de população.
    Manuel do Cabo, Presidente da Junta de Algueirão Mem Martins

    ResponderEliminar
  3. O presidente da Junta de Freguesia baseia-se na Wikipédia para saber o numero de habitantes da sua freguesia?
    Ele sabe como é gerida a Wikipedia?
    Será que ele sabe que a informação que lá existe pode ser alterada por qualquer pessoa?

    ResponderEliminar
  4. Wikipedia, lol; outros regem-se pelos dados que teem em mãos dentro do organismo que gerem; ou não, sera que o Sr sabe a realidade dos habitantes da Freguesia da sua responsabilidade; pois na wikpedia não se fala em qualidade de vida, fala-se tudo por numeros e é isso que interessa aos governantes.
    Mas secalhar ate ja somos menos na Freguesia, com tão pouca qualidade de vida para o qual o Sr Presidente da Junta tem contribuido, quem é que quer continuar a viver nesta Freguesia; é como diz o outro, "deixa-me fugir para a ilha".
    Saia do gabinete e venha ver a realidade dos seus concidadãos, fale com eles e não se deixe ir em cantigas dos magnatas do petroleo, pois tem sido com esses que o Sr tem compactuado, matando aos poucos usos e costumes da Freguesia de que é responsavel.
    Pois qualquer dia nem pessoas existem por ca, e so edificios e superficies comerciais.
    Forte abraço para si e para os que o rodeiam, principalmente o seu braço direito.

    ResponderEliminar
  5. Tenho sérias dúvidas quanto à qualidade da informação que está nesse documento no site da Câmara de Sintra, ou então estou a fazer as contas muito mal... Então pelo que consigo interpretar, de acordo com o quadro 5 existe uma densidade populacional de cerca de 42 habitantes por km2 na nossa freguesia. 1 km2 são exactamente 100 hectares e esse documento da Câmara está a dizer-me que só existem 42 habitantes por cada 100 hectares na freguesia? Não percebo se o erro de cálculo é meu ou se nesse documento está uma falha enorme.De acordo com a CAOP2011, a mesma tem uma área aproximada de 15,99 km2. Isso dá uma população de... 671 habitantes?? Qual é a lógica... As densidades normalmente medem-se em habitantes por hectare, e se for o caso, então a freguesia tem 42 hab/ha para um total de 1599,6 ha, o que já soma um total de 67183 habitantes aproximadamente.

    ResponderEliminar
  6. Como é que o censos da pide do Sócrates poderia estar certo? Só mesmo grandes loucos é que responderem a isso tendo em conta que foi tudo mal feito, com segundo sentido e inconstitucional. Depois mandaram uns boyzecos andarem aí a ganharem quanto mais fizessem e ameaçaram as pessoas com coimas o que é vergonhoso e acham agora com muito espanto que os dados estão errados. É óbvio que só podem estar! Afinal, existe muita gente ingénua e louca mas nem tanto. Andou o país a gastar milhões nesses papeis vergonhosos...
    Obrigarem pessoas a revelar a sua religião? Quem me diz a mim que qualquer dia não chega ao governo algum tipo islâmico e manda aniquilar toda a população de outras religiões ou todos os ateus? Isso é inconstitucional e gravissímo e só mesmo uma população embrutecida e inculta ou analfabeta é que aceita tal. Isto, sem aprofundar mais e outras perguntas igualmente ridículas. Sabiam qual foi o primeiro emprego do Hitler antes da guerra? Fazia o censos! E foi assim que depois aconteceu o holocausto! A PIDE do Sócrates acompanhados da polícia como duas marionetas? Isso é só mesmo para ignorantes engolirem dessas patranhas.

    ResponderEliminar
  7. A PIDE do Sócrates está toda no INE e já são várias vezes que isso é demonstrado.

    ResponderEliminar
  8. Hugo, por favor, não deixes transformar este blog num local de discussões/guerras partidárias e de cores da bandeira, como os comentários que este Anónimo acabou de fazer, típicos de aparecerem em sites como Correios da Manhã e afins. Não são as cores dos partidos que devemos valorizar, mas sim ideias, soluções e discussões mais sérias do que guerras de apoiantes deste ou daquele partido. As ideias e opiniões não precisam nem devem de ter bandeiras por trás.

    ResponderEliminar