Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Hipermercado Jumbo... quase quase...


Alunos preparam concerto de ajuda aos refugiados

Docentes, encarregados de educação e alunos organizam concerto «SOS – o mundo precisa de ti» para reunir fundos que permitam apoiar refugiados

«SOS – o mundo precisa de ti». Este é o nome de um concerto solidário agendado para o próximo dia 15 de novembro e que terá lugar no Colégio Amor de Deus (CAD), em Cascais (Lisboa), a partir das 18h00.

As verbas angariadas com o espetáculo destinam-se às «famílias que serão acolhidas pela Plataforma Comunidade», uma entidade católica, inserida no Centro Social Paroquial de Algueirão – Mem Martins Mercês, que está associado à PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, explica em comunicado Helena Oliveira, diretora geral do CAD.

Na missiva, a religiosa enaltece o «papel importante» da educação «no enorme desafio que representa o entendimento global». O concerto é organizado por «uma equipa de professores do colégio». Entre outros, o espetáculo conta com a atuação do guitarrista e compositor português João Gil, mas também de professores, encarregados de educação, alunos e antigos estudantes.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Antigo postal de 'Algueirão Mem Martins'

[clica na foto para ampliar]

[DN] Estação de Mem Martins parada a ver passar comboios e droga

O que mudou desde 2007??? 
Quando é que Algueirão Mem Martins terá uma estação ferroviária digna do Século XXI?


Texto no 'Jornal Diário de Noticias' de 18 janeiro de 2007
O edifício da estação ferroviária de Algueirão - Mem Martins parece saído do "Portugal dos pequeninos". Na única sala aberta ao público, onde funcionam as bilheteiras, consegue sentar-se apenas uma dúzia de pessoas. "A estação está parada no tempo", desabafa Maria Pereira, 27 anos. Trabalha há nove meses numa das lojas situadas na passagem inferior que liga as duas plataformas. "O túnel inunda-se quando chove e fica um cheiro insuportável, porque os esgotos transbordam", diz.

Além desta loja de artigos de viagem e bugigangas, existe ainda um café e uma loja de música, que também tem um pequeno espaço Internet. "Pagamos o saneamento aos serviços municipalizados da câmara, mas quando há problemas passam a batata quente à CP ou à Refer", conta ao DN Nuno Costa, de 26 anos. Ele e o pai exploram há nove anos a cafetaria Ponto Final. "Aquele túnel ali ao fundo à esquerda, do lado de Mem Martins, é o mais perigoso", explica. É longo e nem sempre bem iluminado, e por isso "há mais assaltos".


Ao lado do café, numa pequena loja de música forrada de CD e DVD, trabalha há 20 anos João Freitas. "Nunca tive problemas, mas também não me meto com ninguém", conta. Mas "há gente que passa no túnel de bicicleta a grande velocidade e às vezes de mota", queixa-se.

A linha de Sintra divide a freguesia. Do lado de Mem Martins, além da estação, não existem mais abrigos para os utentes. Do lado do Algueirão, existe uma sala de espera em vidro e uma pastelaria. "A estação não tem condições e faltam abrigos nas plataformas", explica Bruno Silva, de 24 anos. "Mas o problema mais flagrante é o flagelo da droga", explica o jovem, que trabalha na pastelaria Matina há seis anos. "É o tráfico às claras que torna a estação insegura", reforça.

"É a vergonha das vergonhas", desabafa Maria Alfaiate, de 56 anos. Aguarda o comboio para Sintra dentro da pequena estação e conta: "Tenho medo de estar lá fora. Já os vi à pancada [aos toxicodependentes] e tenho medo deles." Além disso, "a GNR vem cá e não faz nada. Deviam fechar as portas e só deixar entrar quem tivesse bilhete", defende.

José Bento, de 52 anos, conhece bem esta situação. "Salta à vista de qualquer um", diz. José vende jornais no quiosque do lado do Algueirão há 40 anos. "É um problema grave, mas as autoridades pouco podem fazer", lamenta.

[Correio da Manhã] Ajuda condutora e foge com carro

A jovem de 26 anos parou o carro na rua das Mercês, em Mem Martins, Sintra, domingo à noite, mal se apercebeu de uma avaria na viatura. Era afinal um pneu furado, quando o relógio marcava as 21h00. E na altura em que a condutora tentava resolver o problema surgiu um homem que se ofereceu para a ajudar a mudar o pneu. Foi o que fez, mas a noite acabou com a jovem apeada devido ao ataque do homem – que lhe roubou o automóvel. Quando a condutora já estava pronta para se ir embora, depois de o problema do carro estar resolvido, o homem pediu-lhe boleia: disse que trabalhava num posto de abastecimento de combustíveis a poucos metros da rua das Mercês. 

A jovem acedeu e acabou por ser encaminhada para uma rua sem iluminação. Mal parou o automóvel, o homem recusou-se a sair e disse que queria conversar. A jovem, assustada, saiu do carro à pressa e o homem aproveitou para passar para o lugar do condutor, roubando o veículo. A vítima alertou de imediato a PSP e os agentes ainda tentaram localizar o Volkswagen Polo da jovem, mas sem sucesso.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/ajuda_condutora_e_foge_com_carro.html

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Apeadeiro Telhal

O outra apeadeiro da CP na freguesia de Algueirão Mem Martins [no limite da freguesia com a 'União de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar']
Esta interface faz parte do troço da Linha do Oeste entre Agualva - Cacém e Torres Vedras, que entrou ao serviço em 21 de Maio de 1887, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses



domingo, 25 de outubro de 2015

Halloween 2015 [video]

Entre os próximos dias 31 de outubro e 1 de novembro, os comerciantes de Mem-Martins desafiam-no a colocar a sua melhor máscara e a tentar assustar o maior número de pessoas.
A iniciativa tem como objectivo convidar os moradores da nossa freguesia a visitar as lojas
da Rua de Fanares e da Avenida Chaby Pinheiro.


"Traz malandrices e travessuras
e recebe doces e doçuras". 

Aparece!

Monte Real (IceKilz & TimeOld) // 'Con$eguir' [video]

[clica abaixo]

'Rimas e Batidas: BISPO: “Desde a Origem é o que eu e os meus vivemos”


Pertencente à new school da Linha de Sintra, oriundo de Mem Martins, Bispo lançou-se nas edições no ano de 2014, quando de forma independente surgiu com o EP Bispoterapia, causador de um buzz considerável e de inúmeros concertos de norte a sul, do rapper que afirma que “com 11 anos descobri o quanto prazer me dava relatar sentimentos através da música.” Um ano volvido, o MC está de regresso, agora com o lançamento do seu longo de estreia, Desde a Origem.
O rapper confirmou o lançamento ao Rimas e Batidas, assegurando que Desde a Origem será como a sua própria biografia: “o Desde a Origem sou eu, é aquilo que eu vivi e vivo, aquilo que os meus viveram e vivem.” Bispo revelou que o processo de gravação implicou “muitas madrugadas fechado no estúdio com a minha equipa, e vi o Sol nascer, dentro da cabine de gravação, mais que uma vez”.
Fiquem, por enquanto, com o vídeo oficial do primeiro single extraído do futuro projecto.
Fonte: http://www.rimasebatidas.pt/bispo-desde-a-origem-e-o-que-eu-e-os-meus-vivemos/

Obras de novas 'grande superfícies comerciais' - Sintra

As obras dos novos espaços comerciais nos limites de Mem Martins aproximam-se do final...

» Jumbo e Gasolineira





» Conforama



» Leroy Merlin

Tempestade no 'café D Manuel ll' - 17out2015 [video]

Imagens do temporal do dia 17out2015, no 'café D.Manuel II' em Mem Martins
[clica abaixo]

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

[Negócios] Jungheinrich reforça aposta em Portugal com novas instalações em Mem Martins

A empresa de equipamentos de movimentação de carga, tecnologia de armazenamento e fluxo de materiais Jungheinrich vai reforçar a aposta em Portugal com um investimento em novas instalações em Mem Martins, Sintra.
A multinacional alemã vai apostar no mercado português, investindo cerca de 700 mil euros em novas instalações em Mem Martins. O novo complexo da Jungheinrich Portugal vai ter uma área de 4 mil metros quadrados, adiantou a empresa numa nota de imprensa enviada esta segunda-feira, 19 de Outubro, às redacções.
Esta é a primeira fase de uma série de investimentos que a empresa alemã está a preparar para o mercado nacional.

Mark Wender, director executivo da Jungheinrich Portugal, revela que "com estas instalações estão criadas as condições para prestar um serviço de excelência aos nossos clientes". 


"Estes investimentos vão reforçar o reconhecimento da Jungheinrich enquanto fornecedor completo em logística integral e também ao nível de soluções automatizadas", diz Mark Wender no mesmo comunicado.


Segundo a empresa, a Jungheinrich Portugal atingiu em 2014 uma facturação de cerca de 11 milhões de euros, registando um crescimento de 11%, relativamente ao ano anterior e já no primeiro semestre deste ano verificou um aumento de 27% de encomendas em relação ao período homólogo.

Temporal arranca tenda da TVI na Tapada das Mercês

O temporal arrancou por completo a estrutura do palco do Somos Portugal o que obrigou a uma mudança no programa que está hoje no ar.
O Somos de Portugal deveria ter sido hoje em direto da Feira das Mercês que se situa em Sintra. No entanto, o temporal que se está a fazer sentir arrancou por completo a estrutura do palco do programa de variedades da TVI.

A feira foi mesmo cancelada e a produção decidiu cancelar o programa nessa mesma localização, conforme informou na sua página de facebook: “ÚLTIMA HORA! Em virtude do mau tempo sentido em Sintra, o Somos Portugal será realizado no “Mercado da Vila” em Cascais. A nossa principal preocupação é a segurança de todos. Contamos convosco? A nossa equipa fica à vossa espera… Para juntos fazermos a festa!”.

Como alternativa, o programa foi deslocado para o Mercado da Vila em Cascais de onde está hoje me direto. Vê as imagens impressionantes do temporal a arrancar o palco do Somos Portugal.

domingo, 18 de outubro de 2015

Musica com origem em Algueirão Mem Martins

Aqui no blog 'Algueirão Mem Martins' tenho divulgado musica Hip hop com origem na freguesia...
Aqui deixo o link de todos os post's que já coloquei... já são muitos...
...nomes já com projecção nacional...

http://algueirao-memmartins.blogspot.pt/search/label/musica
[clica]


[DN] Vento e chuva obrigam ao encerramento da Feira das Mercês

O recinto da feira "teve de ser encerrado por razões de segurança"
Feira das Mercês, tradicional espaço de animação etnográfica saloia, foi hoje encerrada, em consequência do vento e chuva fortes que assolaram durante a manhã o concelho de Sintra, informou fonte do serviço municipal de Proteção Civil.

Segundo o comandante da Proteção Civil de Sintra, Pedro Ernesto Nunes, a Feira das Mercês "foi encerrada devido ao mau tempo", durante a manhã, e a sua reabertura "vai depender das condições" determinadas pela organização. A tradicional "Feira das Mercês - Feira saloia de Sintra", que conta com o apoio das juntas de freguesia de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro, devia funcionar entre sexta-feira e domingo e de 23 a 25 de outubro no habitual recinto da Tapada das Mercês.

A feira assume-se como uma das "mais emblemáticas do concelho, com animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, área infantil e espetáculos de palco", segundo a autarquia.
O comandante dos bombeiros voluntários de Algueirão-Mem Martins, Joaquim Leonardo, explicou que o recinto da feira "teve de ser encerrado por razões de segurança", devido ao mau tempo, desconhecendo se o espaço terá condições para funcionar ainda durante este fim de semana.

"Durante duas horas tivemos de acorrer a cerca de 50 ocorrências, principalmente relacionadas com a queda de árvores e de estruturas amovíveis", adiantou o comandante dos bombeiros, acrescentando que, no entanto, "não se registaram danos pessoais". Já no centro histórico de Sintra, duas pessoas sofreram ferimentos ligeiros provocados pela queda do ramo de uma árvore junto ao antigo Hotel Central, perto do Palácio Nacional de Sintra.

Um homem e uma mulher passavam junto ao Café Paris, situado ao lado da esplanada do antigo hotel, quando foram atingidos pelos ramos da árvore, sendo assistidos no local por uma unidade do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O vento forte e a chuva intensa que se registou a meio da manhã na região levou o serviço municipal de Proteção Civil "a encerrar os acessos à serra, por precaução e devido à queda de algumas árvores", acrescentou Pedro Ernesto Nunes.

A sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua, que gere os monumentos na serra, informou que os acessos nomeadamente ao Palácio da Pena e Castelo dos Mouros foram encerrados em consequência do mau tempo. O comandante da Proteção Civil informou, pelas 14:30, que a estrada que liga o Ramalhão e São Pedro de Penaferrim e a rampa da Pena ainda continuavam "cortadas ao trânsito", para a remoção dos restos de arvoredo que caiu nas vias. Além das corporações de bombeiros do concelho, meios da Proteção Civil e da Câmara de Sintra foram mobilizados para as operações de desobstrução e limpeza de estradas e caminhos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Obrigado pela Feira Medieval 2015... [video]

Deixo o meu agradecimento ao Comercio Tradicional de Mem Martins pela organização da Feira Medieval na Av. Chaby Pinheiro e na Rua de Fanares, que se tornou num evento único na Vila, atraindo milhares de pessoas às ruas, provavelmente como nunca visto por aqui…
Av Chaby Pinheiro

Foram 3 dias de festa e animação… com noites animadas… 

Penso que a população de AMM gostou, ficou orgulhosa do evento… transmitindo uma excelente imagem da nossa terra.  


Infelizmente, como sempre, há pessoas que gostam de criticar, falar mal… tudo parece incomodar… 

Queremos mais festas assim...
Rua de Fanares

Clica abaixo para ver o video

IceKilz // 'Já Nascemos Assim (LS)' [video]

[clica abaixo] 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

[Saloia TV] Arraial na Tapada Mercês [video]

Organizado pela Associação de Moradores da Tapada das Mercês no Floresta Center com a participação da ARPI de Massamá

domingo, 11 de outubro de 2015

* OpiniãoAMM: A valorização de AMM

Texto Nuno Maior
(administrador do grupo facebook 'Por um Algueirão Mem Martins Melhor')


Aproveitando o primeiro aniversário deste fórum, faço um breve balanço dos textos publicados e verifico com agrado e até com entusiasmo a riqueza de opiniões e a diversidade de pessoas interessadas em pensar a zona, em refletir, em partilhar as suas ideias e em melhorar AMM. Como o José Silveira ou o Célio Ramos que nos transportaram para a nossa própria infância passada em AMM de forma tão diferente das infâncias actuais, e é também essa actualidade e sua problemática que o José ou o Célio se dedicam a analisar, e a contribuir com o seu esforço de cidadania, seja o José na Associação de Moradores da Tapada das Merces, ou o Célio na luta politica com o movimento civico MUDA.

Ou o Paulo Marques, que nos recordou da riqueza e diversidade do comércio local de AMM, que nos últimos anos tem sofrido o declínio a que todos assistimos. Paulo Marques que tanto se tem esforçado por contrariar esse declínio, dinamizando os vários eventos que têm tido existido juntamente com outros pequenos comerciantes.

O Fernando Lebre que nos lembra as “coisas” boas de AMM, mas também não esquecendo as más, e no entanto não perdendo a esperança na melhoria de AMM.

Ou o Tiago Pereira, relembrando que existe vida cultural em AMM, com esforço e dedicação este jovem tenta dinamizar o teatro e dar vida a vila, uma missão tão inglória e difícil. Ou Nelson Lucas regressado do seu “exilio” na capital, chega a casa para prosseguir a sua actividade cultural.

O Nuno Azevedo, incansável lutador pela causa animal, mas também defensor dessa zona esquecida há décadas pela CMS – A Tapada das Mercês.

O Pedro Rocha, com a sua motivação e certeza que juntos podemos lutar por um AMM Melhor. E tantos outros que contribuíram para esta reflexão e que não foram mencionados, mas não esquecidos.

Ao dinamizador e criador Hugo Nicolau, sempre preocupado com AMM, em conhecer pessoas que partilhem desse carinho e preocupação, e a quem não posso deixar uma palavra de agradecimento pela sua entrega e dedicação.
Perdoe-me o Hugo Nicolau por já ter excedido em muito o limite de caracteres, mas não posso deixar de acabar com perguntas e com mais reflexões… O que fazer com estas ideias, opiniões, preocupações?

Como canalizar este esforço para algo concreto, que represente uma vontade, uma união, com um único objetivo claro e despido de outro interesse senão o de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida de AMM? 
Resta-me agradecer a todos pelo envolvimento.

sábado, 10 de outubro de 2015

Festa de inauguração da Casa Benfica no Algueirão

Jantar no pavilhão desportivo da Escola Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão
Discurso do presidente da Junta de Freguesia, Valter Januário
Discurso do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira
Toda a direcção com Luís Filipe Vieira